top of page
Buscar

A Casa Que Vivemos


“…A casa é o nosso canto do mundo. Ela é como se diz amiúde, o nosso primeiro universo. É um verdadeiro cosmo.” Gaston Bachelard


A Casa Como Expressão do Eu

Viver e habitar em uma casa é uma das formas primordiais de expressão e desenvolvimento pessoal.


A casa é o espaço que protege, cura, expressa quem somos no momento presente, passado, e ao longo do tempo ajuda a transformação do que queremos ser no futuro.  

Uma casa deve preencher algumas necessidades importantes tais como local de expressão do eu, conter memórias e lembranças, ser o refúgio do mundo exterior, um local onde possamos recuperar nossas energias, etc. Só devemos observar que muitas vezes um refúgio também pode se tornar uma prisão, dependendo da situação e do ponto de vista.

 

O Espaço como Reflexo da Nossa Jornada

Usamos os nossos espaços para expressar algo sobre nós, consciente ou inconscientemente, por isso o espaço onde vivemos é o reflexo de nossos caminhos trilhados. E a casa tem uma grande influência nas escolhas de por onde e como trilharemos esses caminhos.


Nossas casas com seus conteúdos são afirmações profunda de quem somos na realidade, as formas, as cores, os objetos e as imagens escolhidas são projeções simbólicas e mensagens do nosso inconsciente.

A forma como habitamos os nossos espaços está intimamente ligada as experiências da infância, da família e as memórias vividas, e esses locais dão ritmo e movimento à nossa história sem entendermos bem o porque.


Por isso afirmo que a escolha dos nossos espaços íntimos não é aleatória, mas um “continuo” ser e estar na nossa jornada chamada vida.


A casa é um corpo de imagens que dão ao homem razões ou ilusões de estabilidade. Incessantemente reimaginamos a sua realidade, distinguir todas essas imagens seria revelar a alma da casa, seria desenvolver uma psicologia da casa.”  Gaston Bachelard (A Poética do Espaço)

Com carinho, Miguel Ange


 
 
 

Comentários


bottom of page